Semi Joias

Semi joias ou Semijoias?

Há quem diga que cada língua diferente tem uma complexidade, porém se compararmos os aspectos gramaticais, flexões verbais e nominais, colocação pronominal, tempo verbal, conseguimos perceber que a nossa língua possui um nível de dificuldade bem maior que outras línguas como o inglês, espanhol, italiano e até o francês. Isso ocorre, pois essa língua se se encontra em um binômio de complexidade-irregularidade, isto é, muitas regras e exceções diversas.
A língua portuguesa é considerada uma das línguas mais difíceis que existe. De frente a tantas regras e exceções, fica difícil encontrar quem não tropece na gramática às vezes.

brincos
A Reforma Ortográfica

Em 1990, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa mudou diversas regras na escrita do idioma Português. Essa ortografia já está em vigor desde 2009, mas teve um período para adaptação, onde as duas regras tinha validade, mesmo as antigas quanto às novas. Dessa maneira, a melhor forma de aprender é entender o que está por trás das regrinhas para usá-las da melhor maneira.
Com a reforma ortográfica devemos nos atentar ainda às mudanças que aconteceram no nosso idioma. Por isso a dúvida: o certo é semi joias ou semijoias? Se você se confunde com essas palavras, não se preocupe: é normal! São tantas regras da língua portuguesa que a gente até fica perdida.
Então, ai vai uma aula rápida de língua portuguesa para tirar a sua dúvida: o certo é semijoias, dessa maneira mesmo, sem acento e as palavras juntas. Quando o prefixo termina em vogal, como semi, e a palavra seguinte começa em consoante, como no caso de joia, o certo é juntar as duas palavras, resultando em semijoias.

semi joias 1

Semi joias, Semijoias ou Semi-Joias?

A palavra semi é funciona como um prefixo e por isso antes das regras da reforma ortográfica acabava levando o hífen para separando o prefixo da outra palavra. Como tem relação a uma condição do objeto, o certo é juntá-la à outra palavra. Dessa maneira, o certo é escrever Semijoias, tudo junto.
No caso da palavra semijoias, devemos entender que o termo se refere à junção de semi com joias, unificando a sentido da palavra. Portanto, os termos não devem ser separados; eles precisam aparecer juntos.

semi joias 2

Jóia ou Joia?

Uma outra dúvida, no entanto, continua: A palavra joia não tem mais acento? Uma das novas regras do Acordo Ortográfico é que, ditongos abertos éi e ói não devem mais receber o acento agudo em palavras paroxítonas.

aneis
Por que devemos escrever da maneira correta?

Semijoias é considerada uma palavra jovem no diverso reportório da língua portuguesa. Essa palavra é um meio-termo encontrado para diferenciar as peças de acessórios brilhantes e desejadas do público que ficam categorizadas entre a joia e as bijus.
Em geral, as semijoias são produzidas em metal não precioso e depois recebem o banho de o ouro ou prata, porém o principal motivo para compreendermos se a forma certa de escrever é semijoias ou semi joias está no jeito de nos apresentarmos no mercado.
Sabendo o jeito certo mostramos conhecer o setor em que estamos inseridos e isso nos diferencia de quem possui o mesmo interesse em trazer sempre mais qualidade em sua revenda de semijoias.